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Caldas Novas, GO - 21 de Agosto de 2019
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Nosso Serviços
  • Assessoramento Condominial
  • Gestão Administrativa
  • Gestão de R. H.
  • Gestão Financeira
  • Assuntos Jurídicos

                        Em 16 de Dezembro de 1964, foi aprovada a Lei 4.591 que oficializava e legalizava o condomínio, fato que trouxe confiança ao mercado especializado, já que este começava a ter um grande crescimento.
Com desenvolvimento enorme dessa atividade, surgiram, como era natura, as dificuldades gerenciais no campo Administrativo, literalmente.
                        Crescia a demanda que se agigantava rapidamente, obrigando-se a ter pessoal competente e informado, como também escritórios devidamente compostos com tais atributos. Para isto, necessário seria investimento extra, com o qual seria impossível o condomínio arcar.
Surgem então as Assessorias Condominiais.
                        Que fariam elas?
                        Procuraremos, nas paginas que seguem, demonstrar quais as suas atividades com relação à:
                                1.Gestão Administrativa
                                2.Gestão de Recursos humanos
                                3.Gestão financeira
                                4.Assuntos Jurídicos

                        Há ainda muito questionamento sobre a verdadeira posição dessas Assessorias. Uns confundem-nas com Escritório de Contabilidade, outros com simples auxilio a síndicos etc.
                        A função Assessoramento de Condomínio é exatamente procurar ter conhecimento em todas as áreas já citadas e, atualizando-se dia a dia, acompanhar a evolução das Leis a fim de realizar uma Administração geral, mantendo controle em todos os campos, todas as situações, procurando orientar o representante legal (o Sindico) em todas as suas atitudes, dentro do critério lógico e das Leis, pois estes, serão responsabilizados por todos os seus atos.
                        Gostaríamos que, com essa explanação, tivéssemos em resultado positivo de um melhor entendimento sobre o que representa uma Assessoria Condominial e quais os seus efeitos reais na gestão e desenvolvimento de um Condomínio.


        1. Gerenciamento dos arquivos documentais e legais.
         2. Controle de cadastro de proprietários.
         3. Atendimento (pessoal/telefônico) de condôminos com fornecimento de informações, soluções de problemas, etc.
         4. Controle dos mandados do corpo diretivo - Sindico e Conselho Consultivo.
         5. Assessoria as reuniões do corpo diretivo.
         6. Emissão e distribuição de cartas, circulares, editais de convocação e atas das Assembléias Gerais.
         7. Presença nas Assembléias (qualificação e controle de presenças, esclarecimento de duvidas e redação das respectivas atas).
         8. Transcrição das atas no livro próprio e averbar no Cartório de Registro de Imóveis.
         9. Coleta de orçamentos de obras e serviços que se fizerem necessários.
         10. Atendimento a fornecedores de materiais e serviços.
         11. Gerenciamento do seguro de incêndio (obrigatório) e de responsabilidade civil (controle do vencimento da apólice, coleta das propostas para a renovação, analise e encaminhamento das mesmas ao Sindico para a deliberação).
         12. Acompanhamento da liquidação de sinistros.
         13. Gestão de equipamentos de segurança levando-se em conta as normas do Corpo de Bombeiros, a legislação Estadual e as normas técnicas da ABNT, a saber:
                  a) Validade e renovação do AVCB – Atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros.
                  b) Vencimento das cargas dos extintores de incêndio.
                  c) Testes hidrostáticos dos extintores.
                  d) Hidrantes e registro de recalque do corpo de bombeiros.
                  e) Formação e treinamento da brigada de prevenção e combate a incêndio.(se necessário)
                  f) Sinalização de segurança.
                  g) Sistema de alarme.
                  h) Sistema de iluminação de emergência.
                  i) Grupo gerador de energia elétrica (se houver).
                  j) Portas corta-fogo.
                  k) Corrimãos.
                  l) Escadas de emergência e rotas de fuga.
                  m) Sistema de pára-raios (medição ôhmica e abrangência do sistema)
                  n) Instalações elétricas e controle de demanda das cargas instaladas.
                  o) Aplicações da legislação referente aos deficientes físicos.
         14. Controle referente aos consumos de água/esgotos, de energia elétrica e de gás.
         15. Administração de locações de espaços/áreas comuns do edifício (Lages de cobertura fachadas e etc.). (se houver)
         16. Controle e atualização do CNPJ do condomínio.
         17. Gestão dos contratos de conservação e de manutenção:
                  a) elevadores
                  b) Porteiro eletrônico
                  c) Centrais telefônicas
                  d) Antenas coletivas
                  e) Áreas ajardinadas
                  f) Portões automáticos
                  g) conjunto moto bombas
                  h) aquecimento central (se houver)
                  i) Ar condicionado central (se houver)
         18. Vistoria periódica nas instalações e áreas comuns com emissão de relatórios.
         19. Controle dos acessos (emissão de crachás, livros de anotações e etc).
         20. Controle de manutenção e áreas de recreação: salão de festas, salão de jogos, piscinas, salão de ginástica, home theater, quadras poliesportiva, pistas de corrida e etc.
         21. Diligências junto às concessionárias de serviços públicos, cartórios, e repartições publicas para obtenção de parcelamentos, certidões, etc.


         1. Recrutamento de funcionários.
         2. Seleção de funcionários com pesquisa cadastral.
         3. Admissão e procedimentos de registro.
         4. Contrato de experiência.
         5. Treinamento de funcionários – interno e externo – com realização de cursos, palestras, etc.
         6. Atualização das fichas de registros de funcionários.
         7. Atualização das carteiras profissionais.
         8. Preenchimento de declarações para fins de concessão de aposentadoria.
         9. Preenchimento da relação de salários Contribuição para fins de concessão de benefícios.
         10. Preenchimento de Atestado de Afastamento do Trabalho para fins de concessão de auxilio doença.
         11. Preenchimento da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho para fins de concessão de auxilio acidente.
         12. Formalização de advertências disciplinares.
         13. CAGED – Cadastro geral de empregados e desempregados
         14. Confecção/autorização do quadro de horário de trabalho
         15. Escala de revezamento e de férias – elaboração e controle.
         16. Salário-família – controle/concessão.
         17. Controle de horas extraordinárias com elaboração de livro ponto e controle do sistema de ponto eletrônico.
         18. Elaboração da folha de pagamento.
         19. Emissão de comprovantes de pagamentos dos salários.
         20. Controle dos cartões salários para saque em quiosques 24 horas.(se houver)
         21. Elaboração da folha de pagamento do 13º salário.
         22. Elaboração e recolhimento das guias de INSS (GPS).
         23. Obtenção de CND – certidão negativa de débitos com o INSS.
         24. Elaboração e recolhimento das guias de FGTS – GFIP e SEFIP.
         25. Obtenção de CRF – Certificado de Regularidade de situação do FGTS perante a Caixa Econômica Federal.
         26. Conectividade social – inscrição e acompanhamento junto a Caixa Econômica Federal.
         27. Retenção e recolhimento de contribuições sindicais – patronal e dos empregados.
         28. PIS- Cadastramento de novos funcionários.
         29. PIS – Elaboração das guias de recolhimento.
         30. Emissão dos informes de rendimentos.
         31. Pesquisa cadastral periódica dos funcionários.
         32. Livro de inspeção trabalhista.
         33. Aquisição e controle de informes.
         34. Rescisões dos contratos de trabalho – Planilha de calculo, emissão de recibos iguais.
         35. Homologação das rescisões dos contratos no sindicato de classe ou na DRT.
         36. RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.
         37. Recolhimento do imposto de renda retido na fonte dos funcionários.
         38. DIRF – Declaração de Imposto de Renda retido na fonte.
         39. Controles dos seguros de vida – para suprir exigência da convenção coletiva de trabalho.
         40. Aquisição e distribuição de cestas básicas. (se houver)
         41. Inscrição/renovação do Condomínio no PAT – Programa de Alimentação do trabalhador. (Se houver)
         42. Vale alimentação/refeição. (se houver)
         43. Controle, aquisição e distribuição de vales transportes. (se houver)
         44. Convênio de assistência medica (se houver).
         45. Convênio de assistência odontológica. (se houver)
         46. CIPA – Atendimento à NR-5. (se houver)
         47. EPI – Atendimento a NR-6.
         48. PCMO- Atendimento à NR- 7
         49. PPRA- Atendimento à NR- 9
         50. PPP- Perfil Profissiografico Previdenciário
         51. LTCAT- Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho
         52. Gestão de contratos de prestação de serviços terceirizados. (Se Houver)
                  a) Serviços de vigilância patrimonial.
                  b) Serviços de limpeza.
                  c) Serviços de portaria.     


         1. Elaboração e acompanhamento da previsão orçamentária.
         2. Elaboração do quadro de rateio de despesas.
         3. Emissão dos recibos/ boletos bancários.
         4. Controle de pagamento das contas condominiais - conferencia das taxas relacionadas pelo banco.
         5. Cobrança administrativa de devedores - via carta e telefonema.
         6. Emissão de Declaração Negativa de Débitos Condominiais.
         7. Contas a pagar – controle dos vencimentos e emissão de cheques para liquidação dos pagamentos.
         8. Quitação dos pagamentos no próprio caixa, via bancos ou on-line.
         9. Conciliação da prestação de contas do condomínio.
         10. Gestão tributária – cálculo para aplicação das alíquotas, retenção e recolhimento do PIS, COFINS, CSLL, ISS, INSS e IRF.
         11. Armazenamento de dado, inclusive controle da cumulatividade, para as informações anuais dos recolhimentos de PIS, COFINS e CSLL.
         12. Prestação de contas mensais-ordinárias, fundo de reserva, fundo de obras, fundo de custeio de 13º salário, etc., com elaboração de demonstrativos de pagamento de despesas ordinárias, de recebimento das cotas, dos devedores de cota e balancete geral contendo a posição financeira do mês.
         13. Confecção das pastas de prestação de contas mensais.
         14. Controle da remessa de devolução das respectivas pastas.
         15. Elaboração das respostas às dúvidas e comentários consignados pelo Corpo Diretivo nos Termos de Verificação de contas que capeia á prestação de contas.
         16. Gestão dos contratos coletivos de TV por assinatura – conferência das faturas, cobrança e controle das baixas.
         17. Acompanhamento do investimento feito pelo Condomínio no mercado financeiro.
         18. Obtenção de Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais.         


         1. Atualização permanente da legislação que envolve a administração de Condomínios.
         2. Consultoria tributária, fiscal, civil e trabalhista.
         3. Assessoria, quando solicitado, na elaboração e alteração da Convenção de Condomínio.
         4. Assessoria, quando solicitado, na elaboração e alteração de Regimento Interno.
         5. Assessoria, quando solicitado, na assinatura de contratos e prestação de serviços, de terceirização, de locação de espaços, etc.
         6. Desenvolvimento da cobrança extrajudicial dos devedores de cotas.
         7. Acompanhamento de cobrança judicial dos devedores de cotas.
         8. Ações trabalhistas, fiscais, tributárias e cíveis.
         9. Acompanhamento das ações propostas em Juízo.

         Eis, portanto o que lhe podemos oferecer, para que a gestão do sindico seja mais eficaz e transparente, em condomínio não existem milagres, mas sim um assessoramento sério e de conhecimento, a mais de 25 anos de serviços prestados nos colocamos ao vosso inteiro dispor, para consulta, informação e serviços. Consulte-nos         

 
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